ImpedanciopHmetria Esofagiana de 24 horas

Trata-se de novo exame utilizado para DETECTAR E MEDIR a quantidade de REFLUXOS ÁCIDOS E NÃO ÁCIDOS, para diagnóstico de refluxo gastroesofágico.

Está indicado para pacientes com:

Queixas constantes de azia e queimação, Dor no peito no qual constatou não ser do coração, História de asma, rouquidão, irritação na garganta e tosse crônica cuja causa suspeita também seja o refluxo gastroesofágico.

Para realização do exame o paciente deve:

• Estar em jejum por no mínimo 06 horas.
• De acordo com o critério do médico que solicita o exame, o paciente poderá ou não estar fazendo uso de medicamentos para o estômago. Pergunte ao seu médico se você deve ou não cessar a medicação.
• Trazer consigo no dia do exame o resultado da última endoscopia digestiva alta realizada
Como é realizado:
• Um fino catéter (sonda) é passado pela narina para medir a distância e a pressão do esfíncter inferior do esôfago. Este procedimento se chama manometria do esôfago para localização do esfíncter inferior do esôfago.
Após isto, outro fino cateter é passado e conectado a um gravador que registra durante 24 horas a ocorrência ou não de refluxo gastroesofágico sendo ácido e ou não ácido.
• Durante este período o paciente deve manter suas atividades e alimentação de maneira normal e rotineira.
• As únicas proibições são: tomar banho, refrigerantes, bebidas alcoólicas e alimentos ácidos.

No dia seguinte no mesmo horário da realização do exame o paciente retorna para retirar o cateter e o gravador. O resultado é entregue dentro de 05 dias úteis.