Endoscopia Digestiva Alta

Exame que permite a visualização direta do esôfago, estômago e duodeno. Realizado com aparelho flexível que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame pode ser realizado com anestesia local através de anestésico aplicado na garganta ou com sedação, utilizando medicação administrada por via venosa para permitir que você adormeça.

É indispensável jejum de 8 a 12 horas.

• Trazer a documentação:
• Cédula de identidade (RG);
• Cartão e/ou autorização do convênio.

O exame endoscópico é rápido, sem dor e mais simples do que você pensa:

1. Na noite anterior ao exame faça leve um jantar antes das 21:00 hs. Você deverá estar de estômago vazio, é necessário 12 horas em jejum. Ao acordar não tome café da manhã, nem água.

2. Você será monitorado durante o exame, não esteja com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sangüínea durante o exame.

3. O uso das medicações de uso crônico pode ser adiado para após o exame. Caso você seja diabético, marque o exame para o horário mais cedo possível e deixe para fazer uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais após o exame e próximo à primeira refeição do dia.

4. Comunique sobre sua condição de saúde, medicamentos, tratamentos, cirurgias e alergia, e se já realizou outro exame de endoscopia.

5. Caso esteja usando lentes de contato, óculos, brincos, piercings, paletó, casacos ou próteses dentárias, retire-os.

6. Você tomará uma injeção endovenosa de sedativo. O exame será completado em poucos minutos, por isso simplesmente relaxe.

7. Espere 1 hora ou mais para tomar líquidos ou comer. É proibido dirigir até 24 horas após o exame.

8. Venha acompanhado: O paciente deverá estar com acompanhante maior de 18 anos, que aguardará na recepção durante a realização do exame. Quando o paciente é menor de idade deve estar acompanhado pelos Pais ou responsável legal.

9. Seu Esôfago, Estômago e Duodeno serão examinados a procura de possíveis lesões e ou alterações. Quando visualizadas, amostras (biópsias) serão retiradas de acordo com a indicação técnica e enviadas para laboratório de anatomia patológica para análise e diagnóstico.

Saiba mais sobre ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA